top of page

Vitória Miranda avança à final do Australian Open e busca título inédito para o Brasil

Vitória Miranda está a uma vitória de fazer história no tênis em cadeira de rodas brasileiro. A mineira de 17 anos avançou à final da categoria juvenil do Australian Open após vencer a belga Luna Gryp por 6/3 e 6/1, e busca se tornar a primeira brasileira campeã em Melbourne.


Miranda, atual líder do ranking juvenil e 39ª colocada entre as profissionais, garantiu a segunda posição na fase de grupos e enfrentará a norte-americana Sabina Czauz na decisão de sábado. Antes, nesta quinta-feira às 22h (horário de Brasília), ela e Gryp disputam o título de duplas contra Czauz e a letã Ailina Mosko.


A mineira Vitória Miranda em Melbourne
Vitória Miranda (Foto: Frank Molter/ITF)

Este é o quarto Grand Slam da carreira da mineira, que em 2023 foi finalista em simples e duplas do US Open, além de ter disputado a final de duplas em Roland Garros. Seu desenvolvimento acelerado nos últimos 18 meses tem chamado atenção no circuito, levando sua equipe a planejar uma transição gradual para o circuito profissional.


A jovem tenista busca seguir os passos de Jade Lanai, que conquistou os únicos títulos de Grand Slam do Brasil no tênis em cadeira de rodas ao vencer simples e duplas do US Open juvenil em 2022. Na Austrália, o melhor resultado brasileiro até hoje foi o vice-campeonato de duplas de Ymanitu Silva na divisão Quad em 2023.


Na mesma competição, outro mineiro de 17 anos, Luiz Calixto, encerrou sua participação na fase de grupos após derrota para o belga Alexander Lantermann por 7/6 (7-3) e 6/3. Em sua estreia em Grand Slams, Calixto ainda busca sua primeira vitória e disputará a final de duplas ao lado do norte-americano Charlie Cooper contra Lantermann e o australiano Benjamin Wenzel.


Comments


bottom of page