top of page

Tênis brasileiro perde Ivan Kley, ícone dos anos 80 e pioneiro do marketing esportivo

O tênis brasileiro perdeu nesta quinta-feira uma de suas grandes referências. Ivan Kley, ex-número 81 do mundo e um dos principais nomes da modalidade no país durante a década de 1980, faleceu em Itajaí (SC) aos 66 anos, vítima de tromboembolismo pulmonar.


Ivan Kley
(Foto: ADK Tennis)

Carreira brilhante

Kley construiu uma trajetória notável no circuito profissional, disputando torneios do Grand Slam como Roland Garros, Wimbledon e US Open. Seu maior êxito veio nas duplas, quando conquistou o título do ATP de Madri em 1985 ao lado de Givaldo Barbosa, resultado que o levou ao 56º lugar do ranking mundial na especialidade.


Tricampeão brasileiro (1984, 1988 e 1989), o gaúcho protagonizou um feito raro em 1984 ao conquistar três títulos no mesmo campeonato: simples (contra João Soares), duplas masculinas (com Fernando Roese) e duplas mistas (ao lado de Andréa Meister).


Pioneiro no marketing esportivo

Ivan se destacou também por ser um dos primeiros tenistas brasileiros a desenvolver uma forte presença no marketing esportivo, mantendo diversos patrocinadores por longos períodos - algo incomum à época. Chegou a ter um calçado com seu nome, o All Star Ivan Kley, e manteve parcerias duradouras com marcas gaúchas como Mercur-Metalplas.


Legado na formação

Filho de tenista (Augusto Kley), Ivan iniciou no esporte aos 8 anos sob orientação de Adanilo Muller, na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo, e também foi treinado por Larri Passos. Após encerrar a carreira profissional de 15 anos, dedicou-se à formação de novos talentos, incluindo André Ghem, atual comentarista da ESPN.


No momento de sua partida, era sócio e coordenador da Academia ADK, em Itajaí, que decretou luto oficial de três dias, com interrupção das atividades nos dias 4 e 5 de abril.


Representatividade nacional

Kley defendeu o Brasil em três confrontos da Copa Davis (contra Espanha, Uruguai e Venezuela) e participou dos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico, em 1979. Foi também campeão mundial Interclubes pela Sogipa, integrando uma equipe de peso ao lado de nomes como Marcos Hocevar e João Soares.


O ex-tenista deixa a esposa Janice e os filhos Bruno e Vitor Kley, este último uma celebridade da música popular brasileira atual.

コメント


bottom of page