top of page

Seniors de Porto Alegre terá participação de campeão pelo Corinthians

Atualizado: 17 de dez. de 2024

Ex-zagueiro Paulo André disputará o torneio gaúcho; outros jogadores de futebol já seguiram o mesmo caminho



Ex-zagueiro Paulo André treina em Porto Alegre para sua primeira participação em um torneio do circuito masters.
Ex-zagueiro Paulo André treina em Porto Alegre para sua primeira participação em um torneio do circuito masters.

A 38ª edição do Bordaza Shopping Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre contará com uma participação para lá de especial: Paulo André, zagueiro multicampeão pelo Corinthians. O defensor fez parte dos elencos campeões do Brasileirão em 2011, da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012 e da Recopa Sul-Americana em 2013, aposentando-se no meio de 2019 e, depois disso, chegou até a ter atuação como diretor em alguns clubes. Mas, após deixar o Cruzeiro em 2024, o ex-defensor decidiu focar suas atenções no tênis.


Casado com a ex-tenista e hoje comentarista da ESPN, Teliana Pereira, Paulo conta também com um pai que pratica o esporte. Além, claro, de seu ex-chefe no Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, outro que também é um apaixonado por tênis. Tudo isso pesou na decisão para disputar o torneio e, em entrevista, o ex-jogador de futebol disse estar muito feliz por participar do torneio, que acontece entre os próximos dias 4 e 9 de novembro.



"Estou feliz em poder disputar esse que é um dos mais tradicionais torneios do país, em um clube lindíssimo. Meu pai disputou algumas vezes o torneio e fala que é imperdível. Amo jogar tênis e quero chegar o mais longe possível nesse torneio”, disse Paulo André.


Paulo André não é o único ex-jogador a se aventurar no tênis depois de pendurar as chuteiras


Além de Paulo, outros ex-jogadores acabaram se apaixonando pelo tênis depois de pendurar suas chuteiras. É o caso de Ronaldo Fenômeno, pentacampeão do mundo com a Seleção e que já afirmou preferir bater uma bola com a raquete do que com os pés. Além dele, nomes como Gareth Bale, Filipe Luís e vários outros acabaram se apaixonando pela bolinha amarela.


Um caso que ganhou destaque na mídia ao longo das últimas semanas foi o do ex-atacante da Seleção Uruguaia, Diego Forlán. O artilheiro da Copa do Mundo de 2010 se aposentou do futebol em 2019, após passagens menos brilhantes pelo futebol da Índia e de Hong Kong.


Hoje com 45 anos, o ex-atacante, que chegou a pensar em virar um tenista profissional antes de se profissionalizar no futebol, se apaixonou novamente pelo esporte e tem jogado uma série de ITF’s masters. Inicialmente ele começou a jogar na categoria 35+ antes de mudar para a categoria 40+.


Ex-jogador profissional de futebol, o uruguaio Diego Forlán joga tênis agora e vai disputar primeiro torneio da ATP.
Ex-jogador profissional de futebol, o uruguaio Diego Forlán joga tênis agora e vai disputar primeiro torneio da ATP.

Além disso, o uruguaio disputará em novembro o Uruguay Open, um Challenger ATP 100, que faz parte do Tour profissional e poderá somar pontos no ranking da ATP. Forlán disputará duplas ao lado do argentino Federico Coria.


Em entrevista ao jornal The Athletic, do NY Times, Diego revelou que depois da aposentadoria no futebol tentou jogar golfe e outros esportes, mas que encontrou no tênis algo próximo da movimentação que tinha no futebol e que, com o passar do tempo, foi se tornando um bom jogador, daqueles capazes de vencer torneios.


"Eu preciso de algo em que eu possa correr. Golfe, você joga em lugares bonitos — eu gosto e ainda jogo, mas preciso de algo diferente, algo mais parecido com o futebol. Comecei a treinar e jogar tênis e fui melhorando cada vez mais. No começo, eu jogava contra os melhores jogadores do clube e contra jogadores de todo o Uruguai, e era fácil para eles me vencerem. Depois, ficou mais difícil. Agora, eu posso vencer. Nos torneios do clube, eu perdia na primeira rodada, agora estou ganhando muitos deles”, disse Forlán.


Lendas do tênis fizeram caminho inverso ao de Forlán


Se Forlán era um jovem tenista promissor que acabou optando por jogar futebol e que se tornou um futebolista de sucesso, duas lendas do tênis fizeram o caminho inverso. Tanto Rafael Nadal quanto Roger Federer jogaram futebol durante a infância e em determinado momento precisaram optar por se dedicar de maneira integral às raquetes.


Fotos: reprodução / Kevin Santamaria/Tenis al Maximo

Comments


bottom of page