top of page

No Rio Open, Memorial do Tênis Brasileiro anuncia planos para o futuro

Diretoria do Memorial do Tênis Brasileiro (MTB) no Rio Open
(Foto: Gustavo Werneck)

O Memorial do Tênis Brasileiro (MTB) segue consolidando seu papel na preservação da história do tênis nacional. Nesta quarta-feira, foram apresentados os avanços do projeto em uma coletiva de imprensa realizada no Rio Open, que contou com a presença de nomes importantes do esporte e personalidades que contribuem para a iniciativa.


Criado pelo jornalista Walmor Elias, ex-presidente da Federação Gaúcha de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis, o MTB surgiu em 9 de junho de 2023, após 11 anos de estudos e pesquisas, com o objetivo de preservar e divulgar a memória do tênis brasileiro, além de sistematizar os dados históricos e projetar o futuro do esporte.


Atualmente, o Memorial detém o maior acervo do tênis brasileiro, contando com mais de 9000 fotos, 700 painéis digitais e físicos, 700 vídeos, além de coleções de livros, revistas, publicações, filmes, negativos, arquivos de promotoras e eventos, materiais históricos e itens raros. “Dá para ver aqui a amplitude do projeto, a dedicação do Walmor. Sou muito grato de ter sido lembrado e de fazer parte desse programa. Estou ansioso para ver as próximas etapas”, disse Thomaz Koch, presidente de honra do MTB.


A apresentação do MTB no Rio Open contou com a presença de importantes nomes do esporte, além de membros da diretoria. Além de Walmor Elias, estiveram presentes Thomaz Koch, a vice-presidente Patrícia Medrado e diretores como Vera Cleto, Suzana Procopio de Carvalho, Ricardo Acioly, José Nilton Dalcin e Gilmar Machado.

Futuro do MTB: Sede Própria e Expansão
MTB
(Foto: Gustavo Werneck)

Um dos principais objetivos do MTB para os próximos anos é a construção de sua sede própria, que englobará um Museu, uma Biblioteca e o Hall da Fama. Cada um desses espaços terá curadores especializados: Carlos Kirmayr será responsável pelo Museu, Paulo Cleto pela Biblioteca e Luiz Mattar pelo Hall da Fama.


Para a concepção da sede, o MTB conta com a contribuição do renomado designer Hans Donner, que revolucionou a identidade visual da Rede Globo. Donner compartilhou sua empolgação com o projeto: "Minha paixão pelo Brasil começou quando assisti Pelé e a seleção de 1958 pela televisão, ainda na Áustria. Muitos anos depois, conheci o Walmor e me encantei pela sua dedicação ao Memorial. Eu, que sempre sonhei com arquitetura e design inovador, pensei: por que não criar um grande projeto arquitetônico para o Memorial?", revelou Donner.


“Estou sonhando com prédios, museu em formato de bola de tênis, tudo o que se pode imaginar. Niemeyer fez tantos memoriais, e pensei: por que não fazer? Na hora, falei: conta comigo”, completou.


Além disso, foi anunciado que será estruturada a parte Comercial e de Marketing do MTB. E que entre abril e maio de 2025, já estará funcionando gratuitamente o site oficial da iniciativa.


Com mais de 350 colaboradores, o MTB busca apoio financeiro e institucional para seguir crescendo. Segundo Walmor Elias, os desafios são grandes: “As dificuldades são grandes em termos de recurso e pessoal. Hoje, praticamente ninguém mais faz patrocínio tradicional com verbas de marketing, mas estamos preparados para entrar nas leis incentivadas a partir de março. Escolhemos pessoas especializadas para nos ajudar”, explicou.


Até o momento, o Memorial conta com o apoio do Rio Open ATP 500, do Sindi Clubes SP (com 1400 filiados), da TV a cabo NSports e de clubes tradicionais, como o Clube Paulistano, o Tênis Clube Paulista e o Clube Paineiras do Morumby. No dia 29 de março, um novo evento será realizado no Clube Pinheiros, e outros encontros serão promovidos ao longo do ano.


Além disso, uma provável futura parceira foi anunciada. “Antigamente, corríamos atrás de quem nos recebesse. Agora, acabei de receber uma mensagem dizendo que a Sociedade Harmonia de Tênis quer fazer uma parceria conosco e que quer nos receber”, comemorou Walmor Elias.


Diretoria do MTB

A diretoria do MTB está com mandato até 2027 e é composta por grandes nomes do esporte brasileiro:


Presidente de Honra: Thomaz Koch

Vice-Presidente de Honra: José Edison Mandarino

Curador do Museu: Carlos Alberto Kirmayr

Curador da Biblioteca: Paulo Cleto

Curador do Hall da Fama: Luiz Mattar

Presidente: Walmor Elias

1º Vice-presidente: José Nilton Dalcim

2ª Vice-presidente: Patrícia Medrado


Diretores: Ivo Simon, Gilmar Machado, Carlos Omaki, Roberto Carvalhaes, Arnaldo Grizzo, Suzana Procópio Carvalho, Ricardo Bernd e Vera Cleto.


O Conselho Consultivo Superior é presidido por Bruno Bonjean, com Ricardo Acioly e José Elias Flores Júnior como vices. O Conselho Fiscal é liderado pelo médico pediatra Raul Valls.



Comments


bottom of page