Monteiro vence e faz final do challenger de Santiago
- Raphael Favilla
- 15 de mar.
- 2 min de leitura

Thiago Monteiro, cabeça de chave número 1, garantiu vaga na final do challenger de Santiago ao superar o peruano Ignacio Buse por 7/5 e 7/6 (7-4) em 2h12 de partida. O cearense de 30 anos, atual 105º do mundo, segue fazendo valer o favoritismo no saibro chileno e já tem garantido seu retorno ao top 100.
Jogo de altos e baixos
A semifinal foi mais um teste de resistência para Monteiro nesta semana. Após desperdiçar dois break-points no terceiro game, o brasileiro viu Buse quebrar seu saque no sexto game. No entanto, reagiu imediatamente e conseguiu o empate. Com o placar em 5/5, Monteiro aproveitou sua terceira chance de quebra e fechou o set na sequência.
No segundo set, mesmo abrindo vantagem com uma quebra inicial, o cearense viu o peruano devolver imediatamente. Monteiro ainda teve a chance de fechar o jogo sacando em 5/4, mas precisou do tie-break para garantir a vitória, onde se recuperou de uma desvantagem de 3-0 para vencer por 7-4.
Análise do caminho até a final
"A semana vem sendo bem positiva, estou melhorando a cada jogo. Hoje foi mais um jogo duro, de alto nível, mas consegui evoluir e, desde a primeira rodada, venho me mantendo mentalmente forte nos momentos delicados. Hoje consegui prevalecer depois de estar um break abaixo no primeiro set, de ter sacado para o jogo no segundo e no tiebreak estava perdendo de 3-0 com dois saques dele", celebrou Monteiro.
"Acho que a chave foi, independentemente do momento, seguir positivo e acreditando no que eu vinha fazendo. Eu estava me sentindo bem, executando bem o plano de jogo e a forma que eu queria jogar. Depois, consegui retomar, fazer uma boa sequência de pontos e ganhar no final", acrescentou.
Decisão contra Galan
Na final deste domingo, Monteiro enfrentará o colombiano Daniel Galan, cabeça 2 e 123º do ranking, que eliminou Emilio Nava por 7/6 (10-8) e 6/2. O histórico entre eles está empatado: Galan venceu na Copa Davis 2018 em quadra dura, enquanto Monteiro levou a melhor no saibro do ATP 250 de Bastad em 2023.
"Estou muito feliz pela vitória de hoje, pela sequência de vitórias, e agora retornar a uma final é muito importante, era o objetivo. Amanhã, será um jogo duro contra o Galan, que é um jogador muito agressivo e perigoso, que também gosta dessas condições e vem jogando bem. Então é trabalhar nas coisas que ainda precisam ser melhoradas para jogar em alto nível e ter chances de conquistar o título", afirmou o brasileiro.
Momento importante na carreira
Com a campanha em Santiago, Monteiro garantiu seu retorno ao top 100, devendo subir para a 99ª posição. Em caso de título, pode chegar ao 96º posto, ultrapassando Thiago Wild e voltando a ser o número 2 do Brasil. O cearense busca seu décimo título challenger e o primeiro desde Campinas, em outubro de 2023.
Comments