top of page

Monteiro salva dia brasileiro em dia de derrotas no Rio Open

Thiago Monteiro foi o único brasileiro a avançar na primeira rodada do Rio Open 2025, superando de virada o argentino Facundo Diaz Acosta por 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3) em 2h38 de partida. A vitória encerra um jejum de quase sete meses sem triunfos em chaves principais para o cearense, que acumulava sete derrotas consecutivas em torneios ATP, Grand Slams, Jogos Olímpicos e United Cup desde julho de 2024.


Thiago Monteiro comemora vitória no Rio Open
(Divulgação/Fotojump)

Em sua nona participação no torneio carioca, Monteiro, atual 99º do mundo, mostrou evolução ao longo da partida. Após um primeiro set onde Acosta dominou os games de serviço, salvando o único break-point que enfrentou, o brasileiro elevou significativamente seu nível no segundo set. Seu aproveitamento com o primeiro saque subiu de 57% para 71%, enquanto os pontos ganhos com o segundo serviço aumentaram de 40% para 50%.


No set decisivo, Monteiro quase quebrou logo no primeiro game, mas o domínio dos sacadores prevaleceu até o tie-break. Com Acosta demonstrando sinais de desgaste físico, o brasileiro abriu 5-1, viu o argentino esboçar reação, mas fechou após uma dupla falta do rival.


O primeiro dia de evento começou com Felipe Meligeni sendo superado pelo cazaque Alexander Shevchenko por 6/4 e 6/2. O paulista abriu vantagem quebrando o saque no terceiro game, mas viu o rival devolver imediatamente. A reta final do primeiro set foi marcada por dificuldades no saque de ambos os lados, com Meligeni cedendo no momento crucial. No segundo set, Shevchenko dominou completamente, vencendo os três primeiros games e controlando a partida até o fim.


Na Quadra 1, Gustavo Heide protagonizou a batalha do dia contra Francisco Comesana. Em 3h21 de jogo, o brasileiro de 22 anos salvou match-point no tie-break do segundo set e chegou a abrir vantagem no terceiro, mas acabou cedendo por 7/6 (7-2), 6/7 (7-9) e 6/3. Ao longo da partida, Heide converteu apenas uma de sete chances de quebra, enquanto salvou impressionantes 16 dos 18 break-points que enfrentou.


"Foi um jogo muito duro, muito jogado e com muita troca de bola. Ele é um cara que vende muito caro todos os jogos. Consegui fazer um bom jogo, em um nível bem alto. No final acabei pecando no físico, no início do terceiro set cansei um pouquinho e tive um pouco de cãibra, mas depois até que passou. Agora é tentar tirar os pontos positivos, melhorar fisicamente e seguir em frente", analisou Heide, que deve subir para 159º no ranking.


A noite terminou com mais uma baixa para o tênis brasileiro. Thiago Wild, que defendia quartas de final do ano passado, foi eliminado por Jaume Munar com direito a "pneu" no set decisivo: 6/4, 3/6 e 6/0. O paranaense começou bem, quebrando no segundo game, mas sofreu duas quebras consecutivas e perdeu a primeira parcial. Após dominar o segundo set com 95% de aproveitamento no primeiro saque, Wild desmoronou no terceiro, vencendo apenas três dos onze pontos disputados com o primeiro serviço (27%).


A derrota custará caro ao atual número 2 do Brasil no ranking, devendo cair do 75º para o 85º posto, sua pior colocação desde setembro. Em sua quarta participação na chave principal do Rio Open, Wild para na estreia pela segunda vez, repetindo o resultado de 2019.


As esperanças brasileiras agora se voltam para João Fonseca, que estreia na noite de terça-feira contra o francês Alexandre Muller. O jovem carioca chega embalado após sua histórica conquista no ATP 250 de Buenos Aires.


Monteiro, que defende 100 pontos das quartas do ano passado, já garantiu metade dessa pontuação e encara o taiwanês Chun-Hsin Tseng, que bateu o chileno Alejandro Tabilo. O brasileiro tem retrospecto positivo contra Tseng, a quem venceu no challenger de Genoa em 2023.


Resultados desta segunda-feira:

Simples - Primeira rodada


Alexander Shevchenko (KAZ) d [WC] Felipe Meligeni Alves (BRA) - 6/4 6/2


[WC] Thiago Monteiro (BRA) d Facundo Diaz Acosta (ARG) - 3/6 6/3 7/6(3)


Jaume Munar (ESP) d T. Seyboth Wild (BRA) - 6/4 3/6 6/0


Francisco Comesana (ARG) d [WC] Gustavo Heide (BRA) - 7/6(2) 6/7(7) 6/3


[6] Nicolas Jarry (CHI) d [Q] Juan Manuel Cerundolo (ARG) - 4/6 6/3 6/4


[Q] Chun-Hsin Tseng (TPE) d [3] Alejandro Tabilo (CHI) - 6/2 7/5


Duplas - Primeira rodada


[1] Maximo Gonzalez (ARG)/Andres Molteni (ARG) d Sander Arends (NED)/Luke Johnson (GBR) - 7/6(6) 4/6 10-7


[3] Sadio Doumbia (FRA)/Fabien Reboul (FRA) d Santiago Gonzalez (MEX)/Lucas Miedler (AUT) 6/3 6/3

Comentarios


bottom of page