Monteiro perde nos detalhes e dá adeus ao Rio Open
- Raphael Favilla
- 20 de fev.
- 3 min de leitura
Último brasileiro na chave de simples do Rio Open, Thiago Monteiro também se despediu do torneio carioca. Pelas oitavas de final, o cearense enfrentou o taiwanês vindo do quali Chun-Hsin Tseng, em uma partida que começou na noite de quarta-feira e terminou na madrugada desta quinta, às 2h39 (horário de Brasília). Monteiro chegou a vencer o primeiro set, mas sofreu a virada e perdeu por 6/7 (4-7), 6/3 e 7/6 (7-4), em um duelo de 3h20.

Com a derrota, Monteiro não conseguiu repetir sua campanha do ano passado, quando alcançou as quartas de final, e perderá pontos importantes no ranking, saindo do top 100 e caindo para pelo menos a 107ª posição na próxima atualização. Sua eliminação também marcou o fim da participação brasileira na chave de simples do ATP 500 do Rio de Janeiro, após as quedas de Felipe Meligeni, Gustavo Heide, Thiago Wild e João Fonseca na primeira rodada.
Por outro lado, Tseng fez história para o tênis de Taiwan, tornando-se o segundo tenista do país a chegar às quartas de final de um ATP 500, igualando Yen-Hsun Lu, que conseguiu o feito em Memphis 2007 e Pequim 2008. Além disso, o jovem de 23 anos avançou para essa fase em um torneio de elite pela segunda vez, repetindo sua campanha no ATP 250 de Umag, em 2023.
O próximo adversário de Tseng será o argentino Sebastian Baez, atual campeão do Rio Open, que venceu Mariano Navone em três sets (6/4, 1/6 e 6/3). O confronto será inédito no circuito ATP, mas os dois já se enfrentaram anteriormente no Brasil, com vitória de Tseng no challenger de São Paulo em 2020.
O embate entre Monteiro e Tseng começou após as 23h e contou com um público participativo, que apoiou o brasileiro durante toda a partida. Monteiro salvou um break-point logo no game inicial e conseguiu uma quebra no sexto game, abrindo 5/2. No entanto, ao sacar para o set em 5/3, desperdiçou dois set-points e viu Tseng levar a decisão para o tiebreak, onde o brasileiro prevaleceu após 1h09 de disputa.
A segunda parcial começou favorável para Monteiro, que quebrou o saque de Tseng logo no primeiro game. No entanto, o taiwanês reagiu imediatamente e retomou a vantagem com uma nova quebra no quarto game. No nono game, Tseng ainda salvou dois break-points antes de empatar a partida e forçar o terceiro set.
O cearense sofreu uma quebra de zero no terceiro game do set decisivo e, frustrado, chegou a quebrar sua raquete. Apesar disso, manteve-se competitivo e recuperou a igualdade no sexto game. O set seguiu equilibrado, sem novas quebras, e foi decidido no tiebreak. Monteiro chegou a liderar por 4-3 com dois saques a seu favor, mas perdeu ambos e não conseguiu vencer mais pontos até a derrota ser confirmada.
“Jogo muito duro, longo também, eu já esperava um jogo duro, ele vem em uma fase muito boa, é um jogador rápido também. Eu não joguei meu melhor tênis, não conseguia gerar muita potência com as bolas. No final do terceiro set eu tive chances para fechar no 6/5, não consegui, ele aproveitou bem, foi completamente mérito dele”, analisou Monteiro.
Monteiro também destacou um momento chave do tiebreak decisivo. “No 4-3 eu saquei bem, o primeiro ponto foi um rali longo, tentei um 'drop' que realmente não foi uma boa escolha, o 4-4 não lembro como foi, mas ele devolveu bem, estava super firme e meu saque não estava rendendo tanto como nos outros dias. Não sei se era pela umidade, mas ele estava entrando muito firme nos pontos”, explicou.
Monteiro fez um balanço sobre a participação brasileira no torneio. “Acho que não foi das melhores. Ano passado tínhamos três brasileiros nas quartas. João (Fonseca) veio de uma semana desgastante e perdeu um jogo duro ontem, eu acabei avançando para as oitavas e perdi nos detalhes”, comentou.
“A fase do tênis brasileiro vem muito bem, essa não foi nossa semana, mas acredito que o pessoal está jogando em alto nível, todo mundo dando o seu melhor. Também tentei dar o meu melhor para repetir as quartas, mas acabou que não foi possível hoje. Agora é descansar e aprender com o jogo de hoje”, completou.
Por fim, Monteiro agradeceu o apoio da torcida. “Dei o meu melhor e quero também agradecer o público que ficou até de madrugada, realmente foi sensacional. Espero voltar melhor no próximo ano”, finalizou.
Comments