top of page

João Pedro Bonini é vice-campeão do 55º Banana Bowl

O espanhol Andres Santamarta e a norte-americana conquistaram o título do torneio, que foi realizado no Bela Vista Country Club, em Gaspar (SC)


O paranaense João Pedro Bonini ficou com o vice-campeonato do 55º Banana Bowl, torneio de nível ITF J500, realizado no Bela Vista Country Club, em Gaspar (SC). As finais foram disputadas neste domingo (2), e o título masculino ficou com o espanhol Andres Santamarta Roig, enquanto o feminino com a norte-americana Thea Frodin.


Na final masculina, Santamarta, de 18 anos, ratificou o favoritismo e venceu Bonini, em dois sets diretos, com parciais de 6/4 6/0. Depois de um primeiro set mais equilibrado, o espanhol não teve dificuldades para fechar a partida contra o paranaense e conquistou o segundo J500 de sua carreira.


“Estou muito feliz, joguei muito bem durante toda a semana, estava concentrado, fiz as coisas certas dentro e fora das quadras. O primeiro set foi muito duro e no segundo acredito que ele decaiu um pouco e eu consegui manter o meu ritmo”, analisou Santamarta, cabeça de chave 1 e número 6 do ranking mundial juvenil.


Mesmo com a derrota, Bonini, de 17 anos, alcançou a sua primeira final de um J500 e analisou sua semana. “Mais que esse jogo, essa semana foi espetacular para mim, é bom demais jogar em casa. Joguei a semana inteira muito feliz e tranquilo. Hoje não deu, mas sabemos a qualidade que tem meu adversário. Eu tive chances, principalmente no início do jogo, mas no segundo set senti um pouco, mas isso é normal. É importante perder para conseguir identificar os pontos que ainda preciso trabalhar”, disse Bonini, cabeça 8 e 34º do mundo.


Mais que esse jogo, essa semana foi espetacular para mim, declarou Bonini
Mais que esse jogo, essa semana foi espetacular para mim, declarou Bonini

Já na final feminina, a norte-americana Thea Frodin, cabeça 11, surpreendeu a argentina Sol Larraya Guidi, cabeça 10, sem grandes dificuldades, fechando a partida em 1h15, com parciais de 6/3 6/1.


“Primeiramente, eu gostaria de parabenizar a organização por este torneio. Sobre a partida, eu apenas tentei focar no meu jogo, dando tudo de mim. Tive um duelo muito duro ontem, então meu corpo ainda estava sentindo um pouco." Sobre o Brasil, a norte-americana não escondeu a felicidade. “Em primeiro lugar, o Brasil é ótimo. É a minha primeira vez aqui, minha primeira vez jogando este campeonato e não tenho nada de ruim para dizer sobre este lugar. As instalações, as pessoas e, claro, a comida são ótimas”, afirmou a campeã do Banana Bowl, que na semana passada foi vice-campeão da Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre (RS).


Guilherme Gesser, diretor geral do torneio, ressaltou o ótimo resultado dos brasileiros durante a semana. “O torneio foi excelente para a CBT. Com toda certeza organizar este grande evento em nosso país é muito importante para o tênis brasileiro, para a cidade de Gaspar, para a federação local e para o tênis sul-americano. Sem contar os ótimos resultados dos brasileiros, com a Victoria Barros campeã de duplas e o Bonini finalista. Foi uma semana muito importante para nós e para o desenvolvimento de todos os atletas”, declarou.


A 55ª edição do Banana Bowl em Gaspar contou com a participação de 128 atletas, nas chaves de simples e duplas, de 24 países. Ao todo, foram disputadas 229 partidas. As categorias 14 e 16 anos, válidas pelo ranking da COSAT, foram realizadas no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista, enquanto o Tennis Kids e os 12 anos jogaram no Alphaville Tênis Clube, em Barueri (SP).


Foto: Gustavo Gomes/CBT

Comments


bottom of page