Fonseca vence mais um argentino e alcança quartas em Buenos Aires
- Raphael Favilla
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
João Fonseca conquistou sua segunda vitória consecutiva no ATP 250 de Buenos Aires ao superar o experiente Federico Coria por 2/6, 6/4 e 6/2 em 2h12 de partida nesta quinta-feira. O brasileiro de 18 anos, atual 99º do mundo, alcança pela terceira vez as quartas de final de um torneio ATP, igualando suas campanhas no Rio Open e em Bucareste em 2023.
O início da partida foi complicado para Fonseca, com Coria dominando as ações através de bolas mais altas e lentas, estratégia que neutralizou o forehand do brasileiro. No primeiro set, o jovem carioca acumulou 19 erros não-forçados, contra apenas 5 do argentino, que abriu 3/0, sofreu uma quebra, mas voltou a quebrar duas vezes para fechar a parcial.

A reação veio no segundo set com ajustes táticos importantes. Fonseca reduziu os riscos e passou a sustentar melhor as trocas de bola, escolhendo momentos mais apropriados para definir os pontos. O brasileiro conquistou 12 dos 14 primeiros pontos para abrir 3/1, salvou dois break-points em 4/2 e manteve a vantagem com dois bons games de saque no final.
No set decisivo, Fonseca manteve o embalo conseguindo uma quebra inicial. Sua consistência no saque foi fundamental, cedendo apenas cinco pontos em seus games de serviço e não enfrentando break-points. O brasileiro ainda conseguiu mais uma quebra antes de fechar o jogo com um ace no match-point. As estatísticas finais mostraram 35 winners contra 27 de Coria, com 39 erros não-forçados contra 22 do argentino.
Com a vitória, Fonseca soma 50 pontos no ranking ATP e se firma entre os 90 melhores do mundo. Uma classificação inédita para semifinais renderia 100 pontos e o aproximaria do top 80. Nas quartas, enfrentará o vencedor do duelo entre Holger Rune, número 12 do mundo e segundo cabeça de chave, e Mariano Navone, 47º do ranking.
O resultado também marca presença dupla do Brasil nas quartas de final em Buenos Aires, já que Thiago Wild, 77º do ranking, também avançou após vitórias sobre os argentinos Facundo Diaz Acosta e Sebastian Baez. Wild enfrenta o sérvio Laslo Djere nesta sexta-feira.
Comments