Fonseca tem estreia mágica no Next Gen ATP Finals
- Gustavo Werneck
- 18 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2024
Uma vitória para aumentar em muito a confiança de João Fonseca para a continuidade do Next Gen ATP Finals. Último a se classificar para o torneio, Fonseca estreou logo contra o principal cabeça de chave e top 20 do mundo, Arthur Fils, e obteve expressivo resultado fechando a partida em cinco sets, com parciais de 3/4(9-11), 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1.
Com o resultado, o jovem tenista brasileiro pode até se classificar antecipadamente para a semifinal do evento, desde que derrote o norte-americano Learner Tien e Fils vença o tcheco Jakub Mensik. Tien foi adversário de Fonseca na final do US Open juvenil de 2023, torneio vencido pelo carioca. Os jogos acontecem já nesta quinta-feira.
Ao final do duelo de hoje contra o francês, Fonseca destacou a consistência e o equilíbrio emocional que manteve durante toda a partida. “Desde o começo, imprimi um ritmo muito bom. Ele acabou levando o primeiro set, mas consegui ser consistente e manter meu nível de jogo, e isso foi o mais importante durante a partida. A chave da vitória de hoje foi ser consistente e manter a cabeça firme. Eu sabia que ele sacava muito bem e que precisaria manter bons games de saque”, declarou o carioca.
Esta foi a primeira vitória de Fonseca contra um tenista top 20 e a segunda vez que ele vence Arthur Fils. A primeira foi em casa, no Rio Open, em fevereiro deste ano. “Sabia que seria difícil desde o primeiro ponto e também sabia que a vitória que tive contra ele no Rio teria importância nesse jogo. Ele também sabe do que sou capaz. Acho que nos momentos importantes, joguei melhor e fui agressivo, como sempre jogo. Acho que essa foi a diferença hoje”.

O Next Gen e seus testes em mudanças de regras
O Next Gen é conhecido por testar regras e formatos alternativos em comparação com os demais eventos regulares do circuito. Cada partida é disputada em melhor de cinco sets, e as parcais são fechadas por quem vencer quatro games, ao invés dos tradicionais seis games. Os games adotam o sistema No-Ad, em que o sacador escolhe o lado de saque em caso de 40-iguais.
“Acho muito legal a maneira como eles estão abordando este torneio e tentando novas regras. Gosto de como o ponto decisivo no 40-iguais tem a escolha do sacador. Normalmente é a escolha do recebedor quando se joga no juvenil. E não mudar de lado logo depois do 1/0 também é legal. Estou gostando dessas regras”, finalizou o carioca.
Foto: ATP Tour
Comments