Fonseca salva match-points e faz história ao alcançar primeira semifinal ATP
- Raphael Favilla
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
João Fonseca conquistou uma vitória épica nesta sexta-feira no ATP 250 de Buenos Aires. O carioca de 18 anos superou o argentino Mariano Navone, 47º do ranking, por 3/6, 6/4 e 7/5 em 2h53 de partida, salvando dois match-points no caminho. Número 2 do Brasil e 99º do mundo, João se torna o brasileiro mais jovem a alcançar uma semifinal em torneio ATP.
Com a vitória, Fonseca deve subir provisoriamente para o 82º lugar do ranking e garante os 100 pontos que precisaria defender na próxima semana. O brasileiro disputará sua terceira partida no Rio Open, onde alcançou as quartas de final no ano passado.

No histórico entre os tenistas, este foi o terceiro encontro, com Fonseca vencendo no challenger de São Leopoldo em 2022, Navone levando a melhor no Rio Open 2023, e agora o brasileiro devolvendo o resultado na capital argentina.
O primeiro set foi dominado por Navone, que abriu 3/0 com uma quebra nas condições mais lentas e pesadas da semana devido à chuva intermitente. O argentino chegou a liderar por 5/1 antes de Fonseca esboçar uma reação, devolvendo uma quebra e salvando um 0-30 com quatro aces consecutivos. Apesar de criar três break-points no último game, o brasileiro não conseguiu completar a recuperação. O set terminou com 14 winners a 9 para Fonseca, mas 23 erros não-forçados contra apenas 9 do argentino.
No segundo set, após uma breve paralisação por chuva com Navone liderando por 3/2 e quebra, a partida ganhou em intensidade com três quebras consecutivas. Fonseca conseguiu segurar seu serviço no oitavo game, salvando break-point, e quebrou novamente para igualar o jogo. O brasileiro dominou com 14 winners contra 7 do rival.
O momento decisivo veio no terceiro set, quando Navone abriu 2/0 e chegou a ter dois match-points com Fonseca sacando em 5/3. O brasileiro salvou ambas as chances e iniciou uma impressionante recuperação, quebrando o saque do argentino e virando o jogo para 6/5. Após salvar dois match-points do rival, Fonseca converteu sua terceira oportunidade para fechar a partida. As estatísticas finais mostraram 34 winners a 24 para o brasileiro, que disparou 10 aces e converteu seis de 12 break-points.
Em busca da final, Fonseca enfrentará o sérvio Laslo Djere, que eliminou o paranaense Thiago Wild por 7/6 (7-3) e 6/3. Será o primeiro confronto entre os tenistas no circuito. Do outro lado da chave, Pedro Martinez aguarda o vencedor entre Alexander Zverev e Francisco Cerúndolo.
Commenti