Fonseca mostra maturidade e vence estreia desafiadora em Indian Wells
- Raphael Favilla
- 6 de mar.
- 2 min de leitura

João Fonseca conquistou sua segunda vitória em chaves principais de Masters 1000 nesta quinta-feira. O jovem brasileiro precisou superar as condições climáticas desafiadoras e o britânico Jacob Fearnley, para fechar a partida em 6/2, 1/6 e 6/3 após duas horas de duelo.
O carioca de 18 anos e atual número 1 do país mostrou maturidade para lidar com o forte vento que castigou as quadras de Indian Wells. Com a vitória, Fonseca pode subir até quatro posições no ranking, somando 30 pontos.
João começou dominante no primeiro set. Com uma estratégia paciente, esperando o momento ideal para definir as jogadas, o brasileiro precisou de apenas 4 winners contra 7 de Fearnley para fechar os pontos. Já o britânico, mais errático com 14 erros não-forçados contra 11 de Fonseca, cedeu duas quebras de serviço.
A história mudou no segundo set, quando Fearnley, atual 81º do mundo, elevou seu nível de jogo. O britânico não enfrentou break-points e perdeu apenas seis pontos em seus games de saque, sendo apenas um quando colocou o primeiro serviço em quadra. Aproveitando a instabilidade de Fonseca, criou sete oportunidades de quebra e converteu duas para igualar o placar.
O momento mais tenso veio no terceiro set, quando Fearnley quebrou e abriu 3/1. Fonseca, no entanto, devolveu a quebra em um game extenso, beneficiando-se de uma dupla falta do adversário. A partir daí, o brasileiro assumiu o controle total da partida, enquanto o britânico acumulava erros não-forçados.
Em uma sequência impressionante de quatro games consecutivos, Fonseca chegou a 5/3. No game decisivo, mesmo enfrentando a pressão das devoluções agressivas de Fearnley e ficando em desvantagem de 15-30, o brasileiro manteve a compostura. Com uma série de saques precisos, alcançou o match-point e fechou a partida com um voleio certeiro.
O próximo desafio de Fonseca será outro britânico: o canhoto Jack Draper, número 14 do mundo. Será o primeiro encontro entre os dois no circuito. Draper, que enfrentou problemas no quadril entre o fim do ano passado e início deste ano, mostrou recuperação nas últimas semanas ao chegar à final em Doha.
A vitória em Indian Wells consolida o excelente momento de Fonseca, que conquistou seu primeiro título ATP em Buenos Aires e atingiu sua melhor posição no ranking (68º) no início do ano. O brasileiro busca manter o embalo para sua primeira participação completa na temporada de Masters 1000, principais torneios do circuito depois dos Grand Slams.
Vale destacar que Fearnley, superado por Fonseca nesta quinta-feira, foi um dos jogadores que mais evoluíram no circuito challenger na última temporada. O britânico de 23 anos venceu quatro torneios do patamar intermediário do tênis profissional, resultados que o colocaram no top 100 do ranking pela primeira vez, ocupando atualmente a 81ª posição.
Comments