top of page

Fonseca faz história! Carioca conquista primeiro título ATP em Buenos Aires


João Fonseca é campeão do ATP 250 de  Buenos Aires
Foto: Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

Em uma tarde memorável para o tênis brasileiro, João Fonseca escreveu seu nome na história ao conquistar o ATP 250 de Buenos Aires neste domingo, superando o argentino Francisco Cerúndolo por 6/4 e 7/6 (7-1) em 1h45 de partida. Aos 18 anos e 2 meses, o carioca se torna o brasileiro mais jovem a vencer um torneio ATP, ultrapassando a marca de Thiago Wild, campeão no saibro de Santiago em 2020.



A conquista histórica na tradicional quadra Guillermo Vilas não poderia ser mais emblemática: Fonseca repete o feito do lendário Gustavo Kuerten, que levantou o troféu em Buenos Aires em 2001, e se junta ao seleto grupo de apenas dez brasileiros que conquistaram títulos na elite do circuito mundial.



A campanha épica do brasileiro incluiu vitórias sobre quatro argentinos, começando pelo cabeça de chave Tomas Etcheverry, passando por Federico Coria e Mariano Navone - este último com direito a salvamento de dois match-points em uma emocionante quartas de final. Na semifinal, superou o experiente sérvio Laslo Djere antes de coroar a semana perfeita diante do número 1 da Argentina.



O salto no ranking é igualmente impressionante: Fonseca, que iniciou a semana como 99º do mundo, alcança a 68ª posição e se torna o novo número 1 do Brasil. Com premiação de pouco mais de 100 mil dólares ,o jovem talento ultrapassa a marca de US$1 milhão em ganhos na carreira profissional.


Na final, Fonseca demonstrou toda a maturidade de um veterano, mesmo diante da torcida adversária. Em condições ideais para seu jogo agressivo, com a quadra rápida devido ao clima quente e seco, o brasileiro dominou as ações com seu forehand potente e saque preciso.


O duelo começou intenso, com quebras para ambos os lados nos games iniciais. Após o equilíbrio inicial, Fonseca encontrou seu ritmo no saque e passou a controlar os pontos com autoridade do fundo da quadra. O brasileiro quebrou novamente Cerúndolo no momento crucial do primeiro set, quando o argentino errou um swing-volley, e fechou a parcial com um ace. As estatísticas mostraram o equilíbrio, com Fonseca fazendo 9 winners contra 7 do rival, e 18 erros não-forçados contra 17.


O segundo set elevou ainda mais o nível da partida. Fonseca começou pressionando o saque de Cerúndolo, que salvou break-point no game inicial mas acabou cedendo a quebra no quinto game. O brasileiro chegou a sacar para o título, mas viu o argentino devolver a quebra em um raro momento de tênis mais paciente. Demonstrando maturidade impressionante para seus 18 anos, Fonseca não se abalou e quebrou novamente com winners de forehand, embora Cerúndolo tenha mais uma vez igualado o placar.


No tie-break decisivo, Fonseca atingiu seu ápice. Com devoluções agressivas e domínio absoluto nas trocas de bola do fundo da quadra, abriu 4-0 e administrou a vantagem com maestria até converter seu primeiro título ATP.

Comments


bottom of page