Fonseca e Monteiro decidem vaga no Australian Open nesta madrugada
- Raphael Favilla
- 8 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jan.
João Fonseca e Thiago Monteiro disputam na madrugada desta quinta-feira uma vaga na chave principal do Australian Open. O carioca de 18 anos enfrenta o argentino Thiago Tirante, enquanto o cearense tem pela frente o belga Kimmer Coppejans na última rodada do qualifying.
Fonseca, atual 113º do ranking, manteve seu impressionante momento ao vencer sua 12ª partida consecutiva. Na segunda rodada do qualifying, ele superou Coleman Wong, de Hong Kong, por 6/0 e 6/3 em apenas 54 minutos. Com mais um "pneu" aplicado, o brasileiro entrou para uma seleta lista de jogadores com menos de 20 anos que conseguiram marcar 6/0 em pelo menos duas partidas na fase qualificatória de um Grand Slam.
Desde 2000, apenas quatro adolescentes alcançaram tal feito, sendo o último deles o atual número 1 do mundo Jannik Sinner, no US Open de 2019. Frances Tiafoe e Guillermo Coria completam esta lista exclusiva, tendo todos conseguido avançar à chave principal em suas respectivas campanhas.

Contra Tirante, 115º colocado no ranking, Fonseca busca sua primeira participação na chave principal de um Grand Slam profissional. Este será o terceiro confronto entre eles no circuito, com uma vitória para cada lado - o brasileiro venceu em 2022 no challenger de São Leopoldo, enquanto o argentino levou a melhor no ATP 250 de Santiago do ano passado.
Na vitória sobre Wong, Fonseca mostrou grande controle em quadra, com apenas 12 erros não forçados contra 24 winners. Seu saque foi especialmente eficiente, com 76% de aproveitamento e nenhum break-point enfrentado. O primeiro set foi dominante, com o brasileiro cedendo apenas 10 pontos ao adversário e conquistando três quebras de serviço.
Já Thiago Monteiro, sexto cabeça de chave do qualifying e 106º do mundo, busca sua sexta participação na chave principal do Australian Open. O cearense avançou à rodada decisiva ao derrotar o francês Valentin Royer por 7/6 (7-1) e 6/3, em 1h29 de jogo. Seu adversário será o belga Kimmer Coppejans, atual 361º do ranking, que eliminou o monegasco Valentin Vacherot com parciais de 6/4 e 7/6 (7-3).
Comments