top of page

Fonseca cai em batalha de cinco sets e reflete sobre primeira experiência em Slam

João Fonseca encerrou sua participação histórica no Australian Open após ser superado pelo italiano Lorenzo Sonego por 6/7 (6-8), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3 em 3h37 de jogo. Em sua primeira experiência em uma partida de cinco sets, o carioca de 18 anos viu sua sequência de 14 vitórias consecutivas ser interrompida.


"Eu estava nervoso desde o começo do jogo. Na minha cabeça eu não era favorito, mas tinha bastante chances de ganhar. Infelizmente não consegui jogar solto e bater forte na bola, dando winners como eu gosto de fazer", revelou Fonseca após a partida.


O primeiro set, com mais de uma hora de duração, mostrou a capacidade do brasileiro de jogar bem nos momentos importantes. Fonseca salvou set-points no saque quando perdia por 5/4 e 6/5, e venceu o tie-break em sua terceira oportunidade. No entanto, sua intensidade caiu nas parciais seguintes.


O carioca João Fonseca se despede do Australian Open
Foto: Corinne Dubreuil/FFT

"Baixei um pouco a intensidade. Meu saque baixou o nível e isso foi me preocupando. O nervosismo não estava me deixando jogar, enquanto ele foi jogando melhor, eu não conseguia me soltar", explicou o brasileiro, que havia vencido todos os quatro pontos com mais de nove trocas no primeiro set, mas viu esse domínio diminuir drasticamente nas parciais seguintes.


Após perder os dois sets seguintes, Fonseca conseguiu reagir no quarto set, não enfrentando break-points e quebrando o saque de Sonego logo no início. No set decisivo, o equilíbrio prevaleceu até 3/3, quando o italiano conseguiu a quebra crucial para garantir a vitória.


Apesar da derrota, a campanha em Melbourne deve garantir ao brasileiro sua primeira entrada no top 100 do ranking mundial. Atual 112º colocado, Fonseca deve alcançar a 98ª posição quando o ranking for atualizado em 27 de janeiro, resultado de uma impressionante sequência que incluiu o título do Next Gen ATP Finals em dezembro e o challenger de Camberra no início do ano.


"Quero jogar os grandes torneios. É meu sonho jogar o circuito real, onde os 50 melhores estão: Os Masters 1000, ATP 500 e 250. Na minha opinião, o céu é o limite. Você precisa trabalhar mais e mais para alcançar seu sonho, que é se tornar o número 1", projetou o carioca.


Fonseca também refletiu sobre o aumento da visibilidade após sua vitória sobre Rublev: "Acho que depois da batalha contra o Rublev, as expectativas ficaram maiores. As pessoas falaram um pouco mais sobre o João. E as minhas expectativas também aumentaram. Eu estava mais nervoso hoje do que na estreia. E eu já tinha uma vitória contra Sonego".


O brasileiro agradeceu o apoio da torcida na Arena 1573: "Todo mundo ali acreditando em mim. Eles foram um dos motivos que me fizeram continuar firme. Eu fiquei arrepiado. Ser brasileiro é uma coisa sensacional. Obrigado a todos pelo suporte".


Sonego, ex-número 21 do mundo e dono de quatro títulos ATP, enfrentará na próxima rodada o húngaro Fabian Marozsan, que eliminou Frances Tiafoe em cinco sets.


Fonseca agora se prepara para o challenger de Quimper, na França, antes de defender o Brasil contra os franceses na Copa Davis em Orleans. "Eu lutei até o fim. Não foi o resultado que eu queria, mas foram ótimos dois meses. É incrível vencer 14 dos últimos 15 jogos. Foi um bom começo de ano", concluiu.

Comments


bottom of page