top of page

Fonseca busca vaga na última rodada do quali do Australian Open

Atualizado: 11 de jan.

Em busca de sua primeira participação em uma chave principal de Grand Slam, João Fonseca enfrentará Coleman Wong, de Hong Kong, na segunda rodada do qualifying do Australian Open. O duelo inédito está marcado para a madrugada desta quarta-feira, não antes de 1h da manhã (de Brasília), na quadra 17.


O carioca de 18 anos, atual 113º do ranking mundial, chega embalado após uma impressionante sequência de 11 vitórias consecutivas, incluindo os títulos do Next Gen ATP Finals e do challenger de Camberra. Na estreia do qualifying em Melbourne, Fonseca demonstrou solidez ao vencer o argentino Federico Gomez por 6/4 e 6/0 em apenas 65 minutos.


"Fiz uma boa estreia. Consegui quebrar logo no começo e fiz um bom jogo com o meu saque. Acho que não tive nenhum break-point contra. Então foi muito positivo. No segundo set, ele foi abaixando o nível e eu consegui impor um ritmo maior para não abrir portas. Tenho que seguir com essa mentalidade para os próximos jogos", avaliou o jovem brasileiro, que cedeu apenas cinco pontos em seus games de saque.


Fonseca tem duelo inédito contra Coleman Wong, de Hong Kong
Fonseca tem duelo inédito contra Coleman Wong, de Hong Kong

Wong, de 20 anos e 172º colocado no ranking, avançou após vitória sobre o cazaque Dmitry Popko por 7/5, 3/6 e 7/5. O vencedor deste confronto enfrentará na última rodada do quali o argentino Thiago Agustin Tirante, 115º do ranking, ou o francês Titouan Droguet, 185º colocado.


A vitória na estreia também serviu de revanche para Fonseca, que havia sido superado por Gomez no saibro de Santiago, no ano passado. Com este resultado, o Brasil termina a primeira rodada do quali de Melbourne com saldo positivo, já que Thiago Monteiro e Laura Pigossi também passaram pela rodada de estreia, enquanto Gustavo Heide e Felipe Meligeni foram eliminados.


Inicialmente escalado para atuar na 1573 Arena, Fonseca precisou de uma longa espera nesta terça-feira, especialmente por conta da partida entre a espanhola Sara Sorribes e a australiana Jaimee Fourlis, que teve 3h43 de duração na abertura da rodada. Como o andamento da programação em outras quadras era de jogos mais curtos, a partida foi transferida para a Kia Arena, quarta maior do complexo do Melbourne Park e a maior à disposição para o quali e teve muitos brasileiros na torcida.


A tranquila vitória de Fonseca começou a ser construída com uma quebra de saque logo no game de abertura. E apesar da diferença pequena no placar do primeiro set, o carioca não correu riscos no placar em momento algum.


Assim como já havia feito na final de Camberra no sábado passado, sacou bem e não enfrentou break-points. Ele cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço em toda a partida. E após vencer o set inicial, ganhou ainda mais confiança para impor um tênis agressivo e não dar tempo ao adversário, que ficava cada mais na defensiva. Fonseca dominou o segundo set, conseguiu três novas quebras e aplicou um 'pneu' para ampliar sua série invicta no circuito.


A madrugada desta quarta-feira terá três brasileiros em quadra e existe a chance de que todos atuem no mesmo horário, já que as partidas de Thiago Monteiro e Laura Pigossi também estão marcadas para não antes de 1h da manhã.


Monteiro joga na Kia Arena contra o francês Valentin Royer, 203º do ranking. Cabeça 6 do quali e número 106 do mundo, o cearense levou a melhor no único duelo anterior, válido pelo quali de Roland Garros do ano passado. Já Laura Pigossi, 165ª do ranking, desafia a experiente suíça de 32 anos Viktorija Golubic, cabeça 2 do quali e 90ª do mundo. Golubic levou a melhor quando elas se enfrentaram em Hua Hin na última temporada.


Foto: Anastasia Kachalkova/Tennis Australia

Commentaires


bottom of page