Fonseca busca vaga na última rodada do quali do Australian Open
- Gustavo Werneck
- 6 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jan.
Em busca de sua primeira participação em uma chave principal de Grand Slam, João Fonseca enfrentará Coleman Wong, de Hong Kong, na segunda rodada do qualifying do Australian Open. O duelo inédito está marcado para a madrugada desta quarta-feira, não antes de 1h da manhã (de Brasília), na quadra 17.
O carioca de 18 anos, atual 113º do ranking mundial, chega embalado após uma impressionante sequência de 11 vitórias consecutivas, incluindo os títulos do Next Gen ATP Finals e do challenger de Camberra. Na estreia do qualifying em Melbourne, Fonseca demonstrou solidez ao vencer o argentino Federico Gomez por 6/4 e 6/0 em apenas 65 minutos.
"Fiz uma boa estreia. Consegui quebrar logo no começo e fiz um bom jogo com o meu saque. Acho que não tive nenhum break-point contra. Então foi muito positivo. No segundo set, ele foi abaixando o nível e eu consegui impor um ritmo maior para não abrir portas. Tenho que seguir com essa mentalidade para os próximos jogos", avaliou o jovem brasileiro, que cedeu apenas cinco pontos em seus games de saque.

Wong, de 20 anos e 172º colocado no ranking, avançou após vitória sobre o cazaque Dmitry Popko por 7/5, 3/6 e 7/5. O vencedor deste confronto enfrentará na última rodada do quali o argentino Thiago Agustin Tirante, 115º do ranking, ou o francês Titouan Droguet, 185º colocado.
A vitória na estreia também serviu de revanche para Fonseca, que havia sido superado por Gomez no saibro de Santiago, no ano passado. Com este resultado, o Brasil termina a primeira rodada do quali de Melbourne com saldo positivo, já que Thiago Monteiro e Laura Pigossi também passaram pela rodada de estreia, enquanto Gustavo Heide e Felipe Meligeni foram eliminados.
Inicialmente escalado para atuar na 1573 Arena, Fonseca precisou de uma longa espera nesta terça-feira, especialmente por conta da partida entre a espanhola Sara Sorribes e a australiana Jaimee Fourlis, que teve 3h43 de duração na abertura da rodada. Como o andamento da programação em outras quadras era de jogos mais curtos, a partida foi transferida para a Kia Arena, quarta maior do complexo do Melbourne Park e a maior à disposição para o quali e teve muitos brasileiros na torcida.
A tranquila vitória de Fonseca começou a ser construída com uma quebra de saque logo no game de abertura. E apesar da diferença pequena no placar do primeiro set, o carioca não correu riscos no placar em momento algum.
Assim como já havia feito na final de Camberra no sábado passado, sacou bem e não enfrentou break-points. Ele cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço em toda a partida. E após vencer o set inicial, ganhou ainda mais confiança para impor um tênis agressivo e não dar tempo ao adversário, que ficava cada mais na defensiva. Fonseca dominou o segundo set, conseguiu três novas quebras e aplicou um 'pneu' para ampliar sua série invicta no circuito.
A madrugada desta quarta-feira terá três brasileiros em quadra e existe a chance de que todos atuem no mesmo horário, já que as partidas de Thiago Monteiro e Laura Pigossi também estão marcadas para não antes de 1h da manhã.
Monteiro joga na Kia Arena contra o francês Valentin Royer, 203º do ranking. Cabeça 6 do quali e número 106 do mundo, o cearense levou a melhor no único duelo anterior, válido pelo quali de Roland Garros do ano passado. Já Laura Pigossi, 165ª do ranking, desafia a experiente suíça de 32 anos Viktorija Golubic, cabeça 2 do quali e 90ª do mundo. Golubic levou a melhor quando elas se enfrentaram em Hua Hin na última temporada.
Foto: Anastasia Kachalkova/Tennis Australia
Commentaires