Fonseca brilha e quebra marcas em Melbourne
- Raphael Favilla
- 14 de jan.
- 2 min de leitura
João Fonseca fez história logo em sua partida de estreia em uma chave principal de Grand Slam. O brasileiro protagonizou uma das maiores surpresas deste Australian Open ao derrotar o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 7/6 (7-1), 6/3 e 7/6 (7-5) em 2h23 de partida. Diante de uma Margaret Court Arena lotada, o carioca de 18 anos conquistou, assim, a primeira vitória na carreira em um dos quatro principais torneios da temporada. E, de quebra, quebrou marcas.
Fonseca se tornou o mais jovem tenista a vencer um jogador do top10 em sets diretos em um Grand Slam desde... Andrey Rublev! Em 2017, o russo, derrotado nesta terça, bateu o búlgaro Grigor Dimitrov por 3 a 0 no US Open daquele ano. O brasileiro também se tornou apenas o segundo jovem tenista, desde 1973 com Mario Ancic, a vencer um top10 em sua estreia em Slam, O último havia sido Roger Federer, em Wimbledon 2002.

A vitória marca a 14ª consecutiva de Fonseca, que vem de uma impressionante sequência iniciada com o título do Next Gen ATP Finals na Arábia Saudita, seguido pelo challenger de Camberra. Com a campanha em Melbourne, o atual 112º do mundo somará 80 pontos no ranking (30 do qualifying e 50 da primeira rodada), devendo ultrapassar Thiago Monteiro como número 2 do Brasil e com chances reais de entrar no top 100.
Na segunda rodada, Fonseca enfrentará Lorenzo Sonego, 55º do ranking, que eliminou o campeão de 2014 Stan Wawrinka em quatro sets. O brasileiro já venceu o italiano em 2023, nas quadras de saibro de Bucareste.
O jogo contra Rublev, ex-número 5 do mundo e dono de 16 títulos ATP, foi marcado pela maturidade do jovem brasileiro nos momentos decisivos. No primeiro set, sem quebras de saque, Fonseca salvou um break point quando perdia por 4/3 e dominou o tie-break com autoridade, fechando com um winner de devolução.
Com a confiança elevada, o brasileiro quebrou o saque de Rublev logo no início do segundo set após uma dupla falta do russo. Chegou a vencer 12 pontos consecutivos e, mesmo após salvar break points quando liderava por 3/0, manteve o controle para fechar a parcial com um ace.
O terceiro set teve mais emoção. Após desperdiçar três chances de quebra no início, Fonseca viu Rublev abrir 3/1. No entanto, o brasileiro reagiu imediatamente, buscou o empate e salvou um break point crucial no oitavo game. Nos momentos de maior pressão, servindo em 5/4 e 6/5 contra, manteve a calma.
No tie-break decisivo, Fonseca abriu 4/0, viu Rublev buscar o empate, mas uma série de winners de forehand garantiu a histórica vitória sobre o russo, que chegou às quartas de final nas duas últimas edições do torneio.
Comments