top of page

Fonseca bate argentino cabeça de chave em Buenos Aires

João Fonseca, número 2 do Brasil e 99º do mundo, estreou com vitória no ATP 250 de Buenos Aires ao derrotar o argentino Tomas Etcheverry, cabeça 8 do torneio e 44º do ranking, por duplo 6/3 em 1h25 de partida nesta quarta-feira, após adiamento devido à chuva na terça.


O carioca de 18 anos manteve seu excelente momento na temporada 2024, onde já soma o título do challenger de Camberra, três vitórias no qualifying do Australian Open e um triunfo histórico sobre Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na primeira rodada do Grand Slam australiano. Esta foi sua 13ª vitória em nível ATP na carreira.


Carioca João Fonseca estreia com vitória no ATP 250 de Buenos Aires
Foto: Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

Em seu retorno ao saibro desde o Masters 1000 de Madri do ano passado, Fonseca mostrou um tênis agressivo mesmo nas condições mais pesadas da quadra após a chuva. O brasileiro dominou as ações do primeiro set com 18 winners contra apenas 5 do argentino, salvando o único break-point que enfrentou e aproveitando sua chance de quebra no sexto game.


O segundo set começou com Fonseca quebrando novamente, demonstrando consistência nos ralis de fundo e bom uso dos slices. Mesmo após sofrer sua única quebra do jogo com uma dupla falta, o brasileiro manteve a pressão sobre o saque de Etcheverry. O argentino ainda salvou cinco break-points antes de perder o serviço no oitavo game.


No último game, Fonseca confirmou seu domínio com mais uma quebra, fechando a partida com dois winners de forehand. As estatísticas finais mostraram a superioridade do brasileiro: 34 winners contra 14 do argentino, com 25 erros não-forçados contra 18. Fonseca enfrentou apenas dois break-points em todo o jogo, sendo quebrado uma vez, enquanto converteu quatro de suas oportunidades de quebra.


Com a vitória, o brasileiro soma 25 pontos no ranking ATP e pode chegar à 95ª posição. Nas oitavas de final, Fonseca enfrentará o experiente argentino Federico Coria, 115º colocado, que entrou na chave como lucky-loser após vencer Hugo Gaston por 6/3 e 6/2. Uma nova vitória garantiria mais 50 pontos e uma posição entre os 90 melhores do mundo.


Apesar da maioria argentina nas arquibancadas, o público manteve uma postura respeitosa durante toda a partida, com o brasileiro recebendo também o apoio dos compatriotas presentes no torneio.

Comentarios


bottom of page