De virada, Calderano avança às oitavas
- Raphael Favilla
- 30 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Hugo Calderano segue vivo na luta pela medalha nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Após vencer a estreia contra Andy Pereira, o brasileiro voltou à mesa nesta terça-feira (30) pela fase 16 avos de final do individual.
Na mesa, contra o espanhol Álvaro Robles, atual número 34 do ranking mundial, triunfo de virada em um duelo super acirrado: 4 sets a 2, com parciais de 7/11, 13/11, 11/9, 8/11, 11/3 e 11/5.
Com o resultado, o número seis do ranking mundial disputará, pela terceira vez consecutiva, a fase de oitavas de final dos Jogos Olímpicos. Nesta quarta-feira (31), Hugo terá como adversário o francês Alexis Lebrun, 16º do ranking. O horário do duelo ainda será divulgado.

O jogo
Um dos grandes favoritos a conquistar a medalha olímpica, Hugo Calderano foi à mesa de olho na classificação às oitavas de final para enfrentar o espanhol Álvaro Robles, 34º do ranking mundial. Com a pressão ao seu lado, Calderano, sexto do mundo, não fez um bom primeiro set e o espanhol aproveitou a oportunidade para abrir o placar: 11/7.
Hugo foi entrando no jogo, mas o segundo set também foi cheio de emoção. Alternando a vantagem do set com o mesa-tenista da Espanha, o brasileiro se beneficiou do erro de saque do adversário quando o placar marcava 11 a 11. Assim, o número seis do ranking mundial empatou o confronto batendo o rival com 13 a 11.
Mas a virada brasileira não demorou a acontecer. Em mais um set super acirrado, triunfo brasileiro: 11 a 9. Já no quarto set, Hugo e Álvaro disputavam os pontos com longos rallys. Após marcar oito pontos e ver Calderano se aproximar, o número 34 do mundo fez seu pedido de tempo, esfriando o duelo. A tática deu certo e com duas casquinhas e com a ajuda da rede, o espanhol empatou o jogo em sets: 2 sets a 2, com parcial de 11/8.
Foi apenas no quinto set que Hugo conseguiu sua maior vantagem no placar contra Robles: 7 a 1. Com seis pontos na frente, Calderano foi controlando o jogo e voltou a ficar a frente no placar com o triunfo por 11 a 3. A um set da vitória, Hugo aproveitou o nervosismo do outro lado da mesa e dominou Robles para garantir sua classificação: 11 a 5.
Ishiy se despede
O brasileiro Vitor Ishiy foi superado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov e se despediu do torneio individual dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na fase 16 avos de final. Enfrentando o número 14 do ranking mundial e seis vezes medalhista olímpico, revés por 4 sets a 1, com parciais de 4/11, 8/11, 9/11, 13/11 e 3/11.
Com o resultado, Vitor Ishiy volta suas atenções para o torneio por equipes na França, que começa no dia 5 de agosto. No primeiro desafio nos Jogos Olímpicos, no torneio de duplas, Vitor ficou nas oitavas de final jogando ao lado de Bruna Takahashi.
Foto: Roberto/COB
Comments