top of page

De forma categórica, João Fonseca conquista o Finals

O brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, acaba de conquistar de forma invicta o título do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores profissionais do ranking mundial com idade abaixo de 21 anos. A vitória de hoje, contra o norte-americano Learner Tien, por 3 sets a 1 (2/4, 4/3, 4/0 e 4/2) , renderá ao carioca o montante de US$ 526,5 mil em premiação, a maior possível dentro do torneio e que só poderia ser alcançada por quem vencesse os cinco jogos do evento. Fonseca, que entrou como o oitavo classificado, igualou-se a Alcaraz e Sinner como os mais jovens a conquistar o Finals, torneio que fecha o ano do tênis.


João Fonseca chegou ao título do Next Gen Finals de forma brilhante e invicto
João Fonseca chegou ao título do Next Gen Finals de forma brilhante e invicto

"Eu estava muito nervoso antes da partida. Eu sabia que seria muito difícil. Eu já joguei uma final contra o Tien no US Open Juniors. E eu sei como ele joga, ele é cum cara tão legal e um ótimo jogar. Então eu sabia que seria difícil mental e fisicamente. Eu não estava jogando o meu melhor no começo. Eu estava muito nervoso. Mas depois do segundo set, que eu ganhei, o terceiro set eu acho que foi outro. Eu estava indo muito mais agressivamente bem para o ataque. Eu acho que ele ficou um pouco mais abalado com o tie-brake. E no quarto set apenas fiz o meu melhor e consegui a vitória", analisou Fonseca logo após o jogo.


O Jogo


A partida começou difícil para o carioca, com Tien quebrando logo o primeiro serviço de João. Nesta parcial Fonseca só conseguiu apresentar seu melhor jogo a partir do terceiro game quando sacou muito bem e foi preciso nas bolas de ataque, confirmando seu saque. Na sequência, com primeiro serviço consistente e bons golpes de forehand, o norte-americano fechou o primeiro set por 4/2, em apenas 18 minutos.


Depois de um segundo set muito equilibrado e decidido a seu favor no tie-brake, em 10/8, João deslanchou de vez na partida dominando totalmente as ações na terceira parcial, pontuando 14 vezes seguidas, alcançando 3/0 em poucos minutos e fechando o set logo em seguida.


No quarto e decisivo set, Tien voltou melhor e, com mais potência nos golpes, reequilibrou a partida. Mas não foi o suficiente para conter o ímpeto e a firmesa de Fonseca, que com bolas fundas e anguladas quebrou o serviço de Tien no quinto game para depois sacar para o jogo bem e conquistar o título.


É a primeira vez que um sul-americano vencer o Next Gen Finals, torneio que encerra o calendário da temporada regular da ATP mas não conta pontos para o ranking mundial.


Foto: Peter Staples/Tour ATP




Comentarios


bottom of page