top of page

Coco Gauff brilha em Riad e conquista o Finals

Atualizado: 11 de nov. de 2024

Primeiro, vitória em sets diretos contra sua compatriota Jessica Pegula. Depois, uma emblemática vitória contra a polonesa Iga Swiatek, também sem perder sets, após sua única derrota no torneio, para a tcheca Barbora Krejcikova na segunda rodada. Já nas semifinais, a vitória mais impactante: 2 sets a 0 contra a atual número um do mundo, Aryna Sabalenka, e vaga garantida na grande final.


O caminho da jovem norte-americana Coco Gauff, de apenas 20 anos, até a decisão do WTA Finals de Riad, na Arábia Saudita, foi impressionantemente sólido. Venceu de forma inquestionável as duas melhores tenistas do circuito na atualidade, que disputavam jogo a jogo a liderança do ranking, e chegou com méritos à final contra a chinesa Qinwen Zheng, sétima do mundo e campeã olímpica em Paris esse ano.


Na partida decisiva, Gauff saiu atrás ao ter seu saque quebrado no oitavo game, perdendo em seguida o primeiro set por 6/3. A norte-americana pareceu ter sentido o golpe e começou a segunda parcial sendo novamente quebrada. Zheng então abriu 2 a 0, mas Gauff se recuperou e, quebrando o saque da adversária duas vezes, virou o set e o venceu por 6/4, empatando o jogo e levando a definição do troféu para a terceira e derradeira parcial.


Com apenas 20 anos, Coco Gauff conquista o WTA Finals ao vencer Qinwen Zheng na decisão em Riad
Com apenas 20 anos, Coco Gauff conquista o WTA Finals ao vencer Qinwen Zheng na decisão em Riad

No set mais disputado, Gauff e Zheng se alternaram na vantagem do placar, primeiro com um início de set parecido ao anterior, com a chinesa abrindo 2 a 0 com uma quebra, e na sequência a norte-americana virando para 3 a 2 ao devolver a quebra de saque da adversária. No entanto, Zheng voltaria a quebrar o serviço de Gauff e sacaria para o jogo em 5 a 4, sem aproveitar essa oportunidade de conquistar o título.


Em mais uma reviravolta na parcial, Gauff chegou a ter o match point em 6 a 5, mas Zheng se defendeu bem e conseguiu forçar o desempate. Assim, a decisão foi para o tiebreak, e Coco venceu com autoridade por 7 a 2 para garantir o troféu Billie Jean King e a maior premiação da história do tênis feminino: US$ 4,8 milhões.


“Fui resiliente, lutei por cada ponto. Eu sei que estava a poucos pontos de perder o jogo, mas, sinceramente, eu tentei apenas focar no momento, e sinceramente estou mesmo orgulhosa de mim”, revelou Gauff durante a coletiva de imprensa pós-jogo.


Gauff ainda quebrou alguns recordes em Riad: se tornou a primeira tenista a vencer as números 1 e 2 do mundo no mesmo torneio desde 2006, e a mais jovem a chegar na decisão do Finals desde Maria Sharapova e Serena Williams, em 2004 - curiosamente ano de nascimento de Coco Gauff.


Iga eliminada na fase de grupos e Sabalenka garantida como número 1


O último torneio da temporada feminina regular trouxe algumas confirmações e outros resultados surpreendentes. Ao mesmo tempo que a número um do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, confirmou seu favoritismo ao chegar nas semifinais em Riad e se manteve líder do ranking, contou com a surpreendente eliminação da ex-número um e que lutava para retornar o posto, a polonesa Iga Swiatek. Ao perder para a campeã Coco Gauff, Iga passou a depender de outros resultados na sua chave que não aconteceram, como uma vitória simples de Gauff, a essa altura já classificada para as semifinais, sobre Krejcikova na última rodada da fase de grupos. No desempate pelo saldo de sets, melhor para a tcheca, que avançou em segundo lugar.


As surpresas não pararam por aí. Nas semifinais, quando todos esperavam uma vitória de Sabalenka sobre Gauff, a norte-americana surpreendeu novamente e eliminou a bielorrussa em sets diretos para chegar à final, resultado que abriria de vez o caminho para Coco Gauff fazer história na Arábia Saudita.


Foto: WTA - Fayez Nureldine / AFP

Comments


bottom of page