Chega ao fim sonho de mais uma medalha olímpica para Nadal
- Raphael Favilla
- 31 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
A esperança de Rafael Nadal de adicionar uma terceira medalha olímpica à sua coleção foi frustrada nesta quarta-feira, quando ele e seu jovem parceiro Carlos Alcaraz foram derrotados pelos especialistas em duplas norte-americanos Rajeev Ram e Austin Krajicek. A dupla espanhola perdeu por 6/2 e 6/4, encerrando sua campanha nas quartas de final.
Nadal, aos 38 anos, já possui duas medalhas de ouro olímpicas: uma em simples conquistada em Pequim-2008 e outra em duplas, ao lado de Marc López, no Rio-2016. Alcaraz, por sua vez, faz sua estreia olímpica e ainda tem uma partida nas quartas de final de simples contra o norte-americano Tommy Paul agendada para esta quinta-feira.
Os adversários de Ram e Krajicek nas semifinais serão os tchecos Tomas Machac e Adam Pavlasek. Enquanto isso, os australianos Matthew Ebden e John Peers já estão na semifinal, aguardando o resultado do confronto entre os britânicos Daniel Evans e Andy Murray e os norte-americanos Taylor Fritz e Tommy Paul, que também será realizado nesta quinta-feira.

Nadal e Alcaraz, que juntos têm 15 títulos em Roland Garros, haviam superado os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, cabeças de chave número 6, e os competentes duplistas holandeses Tallon Griekspoor e Wesley Koolhof em jogos anteriores. No entanto, enfrentar Ram e Krajicek, ambos com títulos de Grand Slam e posições de destaque no ranking de duplas (quinto e décimo sexto, respectivamente), provou ser um desafio mais árduo.
A dupla espanhola perdeu o serviço logo no primeiro game e não conseguiu criar pressão suficiente no saque dos americanos. Eles sofreram uma segunda quebra durante um prolongado sétimo game e só conseguiram um break-point, que Ram defendeu habilmente. O segundo set foi marcado por games rápidos até uma quebra decisiva no sétimo game, com os espanhóis não conseguindo pontuar. O último game foi emocionante, com Nadal tentando motivar Alcaraz, mas, apesar de terem três chances de empate, não conseguiram converter.
Com essa vitória, uma dupla masculina norte-americana garante presença na semifinal olímpica, mantendo uma tradição que remonta a 2008. Krajicek já havia alcançado o quarto lugar em Tóquio com Tennys Sandgren, e Ram conquistou a prata no Rio-2016 ao lado de Venus Williams. Na Era Profissional, os irmãos Bob e Mike Bryan foram campeões em Londres-2012 e ganharam o bronze em Pequim-2008, enquanto Ken Flach e Robert Seguso levaram o ouro em Seul-1988.
Comments