top of page

Brasil presente nos 100 anos do Clube Internacional da Grã-Bretanha, em Wimblendon

Os brasileiros Patrícia Medrado, Amadeu Façanha e Mario Martins farão parte da equipe sul-americana que participará da disputa dos troféus Mecellis e Windmill nas comemorações do centenário do International Club (IC). A competição abrange 38 equipes e terá como palco as quadras do All England Lawn Tennis Club, no período de 4 a 10 de agosto.


A ideia da criação do Clube Internacional nasceu logo depois do término da Primeira Guerra Mundial, quando houve um súbito aumento de interesse e sucesso de competidores estrangeiros em Wimbledon. 


Arthur Wallis Myers, um ávido jogador de tênis e golfe, e Dwight Davis, o doador da Copa Davis, estavam discutindo a necessidade de restaurar a fé no valor das amizades internacionais. Myers, que também foi influenciado pelo ex-primeiro-ministro, Lord Balfour, queria estabelecer alguma forma de nutrir e preservar a camaradagem que existia entre jovens competidores de tantos países que se encontravam em rivalidade séria, mas amigável, em torneios ao redor do mundo a cada ano.


Patrícia Medrado, Amadeu Façanha e Mario Martins estão na equipe sul-americana nas comemorações do centenário do International Club, em Wimbledon
Patrícia Medrado, Amadeu Façanha e Mario Martins estarão na equipe sul-americana nas comemorações do centenário do International Club, em Wimbledon

Assim, em 26 de novembro de 1924, no Royal Automobile Club, Myers explicou suas ideias a uma reunião atenta de jogadores de tênis. "Estamos buscando cimentar os laços que nos unem a todos os jogadores internacionais, para trocar saudações com eles de tempos em tempos, para oferecer-lhes hospitalidade quando eles vêm até nós. Mãos na rede, na verdade, significam mãos através do oceano." E assim o CI foi formado. Seu propósito era de natureza social e apolítica e era reunir uma sociedade de jogadores que fizeram turnês em países estrangeiros.


Hoje, existem 42 ICs no mundo com mais de 4.500 membros em todo o mundo e 13 projetos de filantropia sendo sustentados. Mais importante, o conceito original de Wallis Myers ainda é válido hoje, pois jogadores de todas as nações competem com o mais alto padrão de esportividade e se reúnem depois em união social, significando o espírito do IC de  "mãos na rede, amizade através do oceano".


O paraense Mário Martins, presidente do IC Brasil e grande incentivador do crescimento do International Club em nosso continente, expressou sua gratidão por participar desta comemoração centenária e elogiou a grandiosidade do clube.


“Como presidente do IC Brasil, gostaria de expressar nossa gratidão e satisfação em participar das comemorações do centenário de criação do IC da Grã-Bretanha.Tenho certeza que será uma sensação única, considerando a grandiosidade que o The All England Lawn Tennis Club representa para o mundo do tênis, muitas vezes inalcançável por uma grande parte dos tenistas profissionais. Parabenizamos também a todos os membros do IC da GB pela magnífica iniciativa. Nossa responsabilidade será muito grande como dirigente e atleta, mas temos certeza que o IC Brasil estará muito bem representado neste momento histórico para o tênis mundial”.


Estarão representando também o Brasil na competição os tenistas Patrícia Medrado e Amadeu Façanha, Diretor do IC Brasil.



Patrícia Summers Medrado, ex-tenista profissional, que conquistou medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e foi top 10 entre as melhores duplistas do mundo, expressou seu orgulho em representar o Brasil na competição e comentou sobre sua emoção por retornar aos palcos de grama londrino.


"Um orgulho poder representar não só o Brasil mas a América do Sul num local tão icônico do nosso esporte. Participei por 9 anos de Wimbledon como tenista profissional, disputando o torneio mais cobiçado do ano. Voltar às quadras de grama do All England Club em comemoração aos 100 anos do IC Inglês será no mínimo emocionante. Agradeço ao IC Brasil pela viabilidade da nossa participação".


Amadeu Façanha, tenista de expressão no Circuito Masters ITF/CBT, falou com entusiasmo de sua expectativa em participar do grande evento em Wimbledon.


"Recebi com muita alegria e entusiasmo a convocação para participar da equipe sul-americana que participará das comemorações do centenário do IC da Grã-Bretanha, os jogos serão realizados no All England Lawn Tennis Club e isso traz um ingrediente todo especial, sempre sonhei um dia assistir o Grand Slam de Wimblendon mas jamais imaginaria que um dia iria jogar no local que considero a Meca do tênis mundial. Estou bastante motivado e com uma grande expectativa em participar desse grande evento".

Comments


bottom of page