Bia joga final em Seul nesta madrugada
- Raphael Favilla
- 21 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O sábado de Beatriz Haddad Maia no WTA 500 de Seul foi de sucesso. A paulista avançou para a final do torneio após vencer duas partidas consecutivas. A número 1 do Brasil e 17ª do mundo começou o dia derrotando a jovem russa Polina Kudermetova nas quartas de final, com um placar de 6/2 e 6/1 em apenas 1h18. Mais tarde, Bia enfrentou e venceu a irmã mais velha, Veronika Kudermetova, na semifinal, com duplo 6/4 em 1h48 de jogo.
Com essas vitórias, Bia alcança sua segunda final da temporada, buscando seu primeiro título de 2024. Ela enfrentará a russa Daria Kasatkina, principal favorita ao título, que venceu Diana Shnaider por 6/3 e 6/4 na outra semifinal. A final está marcada para domingo às 4h (horário de Brasília).
"Estou feliz e satisfeita com o meu dia. Não comecei como gostaria no primeiro jogo, saquei um pouco abaixo, mas tive uma mentalidade muito competidora e consegui me dar uma oportunidade de trabalhar melhor na semi, onde fiz um jogo com um tênis de alto nível. As condições não estavam fáceis, mas sinto que consegui jogar os pontos importantes de uma forma muito inteligente e, ao mesmo tempo, fui agressiva e devolvi bem o saque", destacou a brasileira.

A campanha em Seul já rendeu a Bia 325 pontos no ranking, com a possibilidade de chegar a 500 se conquistar o título. Atualmente, ela está provisoriamente na 13ª posição do ranking mundial e pode subir ainda mais em caso de vitória. Na corrida da temporada, Bia entrou no top 20, ocupando o 18º lugar, com a chance de subir para 17ª se vencer a final.
"O mais importante agora é buscar melhorar o meu tênis e as coisas que não saíram bem hoje, manter a mentalidade agressiva e aproveitar. Passei por condições bem diferentes ao longo da semana, então me sinto mais forte e preparada para a final", finalizou a paulista.
Durante o confronto com Veronika Kudermetova, Bia superou um início desafiador. Após salvar um break-point no terceiro game, a russa quebrou o saque de Bia e chegou a liderar por 3/1. No entanto, a tenista paulista reagiu rapidamente, devolvendo a quebra e empatando o set em 3/3. A definição veio no nono game, quando a paulista quebrou novamente e, apesar de enfrentar 30-40 ao sacar para o set, fechou no terceiro set-point.
No segundo set, a brasileira começou forte, abrindo 4/1 com duas quebras. Uma sequência de quebras seguiu, com a russa recuperando uma no sexto game, mas Bia quebrou novamente no sétimo. Kudermetova ainda diminuiu a diferença no oitavo game, mas a número 1 do Brasil confirmou o saque na segunda tentativa para selar a vitória.
Bia Haddad Maia, que já foi vice-campeã em Seul em 2017, busca agora seu quarto título de WTA.
Comentários